Sensor de Temperatura é um componente que sofre variação em uma grandeza elétrica de acordo com uma grandeza física (ex: resistência elétrica x temperatura), desde que exista uma relação conhecida entre a variação elétrica e a grandeza física.

Os sensores NTC e PTC também conhecidos como termistores, são tipos de sensores em que a relação entre resistência elétrica e a temperatura são conhecidas, mensuráveis e que possuem uma boa tolerância e precisão. São excelentes sensores para aplicações onde é necessária uma alta sensibilidade com as mudanças de temperatura.

Os termistores são resistores termicamente estáveis e sensíveis, cujas características exibem grandes mudanças na resistência com uma pequena mudança da temperatura do corpo, devido à alteração na concentração de portadores de carga.

Esta mudança da resistência com a temperatura pode resultar em um coeficiente negativo da resistência, onde a resistência diminui com um aumento na temperatura (Termistor NTC – Negative Temperature Coefficient). Quando a resistência aumenta com um aumento na temperatura, o resultado é um coeficiente positivo da temperatura (Termistor PTC – Positive Temperature Coefficient).

São amplamente utilizados como sondas de temperatura em aplicações industriais, em aparelhagem médica, em eletrodomésticos, em instrumentação para investigação científica, no setor automobilístico, em telecomunicações, em aplicações militares, etc. Em algumas aplicações destinam-se a medir valores absolutos de temperatura razoáveis, como é o caso das aplicações médicas, ao passo que em outras, como as aplicações industriais, podem destinar-se a medir temperaturas de vários milhares de kelvin.

Sensor de Temperatura NTC

Os Sensores do tipo NTC possuem resistência inversamente proporcional à temperatura. São mais utilizados por possuírem incrível sensibilidade ao aumento de temperatura e por serem facilmente fabricados. São utilizados para controle, medição ou polarização de circuitos eletrônicos.

Sensor de Temperatura NTCO diferencial do NTC é ser muito mais sensível a variações de temperatura, comparado com outros sensores de resistência variável com a temperatura.

São fabricados a partir da mistura de óxidos de metais de transição, manganês, cobre, cobalto e níquel, apresentam variação de resistência ôhmica em relação a temperatura submetida e fabricados a partir de um elemento resistor termicamente sensível que possui um coeficiente negativo.

 

Sensor de Temperatura PTC

Os Sensores do tipo PTC possuem resistência proporcional à temperatura, atuam numa faixa restrita em virtude da falta de linearidade e tem como peculiaridade possuírem um ponto de transição, ou seja, somente a partir de uma determinada temperatura exibirá uma variação ôhmica com a variação da temperatura.

Termistores PTC - Proteção TérmicaA variação da resistência é maior que a de um NTC, na mesma faixa e sua utilização é mais frequente para a medição e proteção térmica de motores e transformadores e máquinas industriais.

Os Sensores PTC são compostos de silício e são ideais para aplicações onde é desejada ótima estabilidade térmica, durabilidade e rápida resposta. Possuem o coeficiente positivo de temperatura de resistência com precisão de 1% a 3% podendo ser utilizado para medições de temperaturas ate 150°C.

btn-orcamento-blog


Sobre a ADD THERM

Empresa Brasileira fundada em 2003, fabricante de produtos para medição e proteção térmica para máquinas, equipamentos em geral e automotivos.

Apresentação ADD THERM

Baixe a Apresentação Institucional

Depois de anos de experiência dos fundadores em medição e proteção térmica e de engenharia de aplicações, no ano de 2003 começamos nossa produção de sensores de temperatura afim de atender a demanda de fabricantes de máquinas e equipamentos que dependiam de importações de produtos para medição e proteção térmica para suas aplicações.

Com inovações e expansões, a capacidade de produção levou a expansão da linha de produtos da ADD THERM, subdividindo em dois grupos de produtos, medição térmica e proteção térmica, tornando um dos principais fabricantes de produtos para controle e medição térmica do mercado brasileiro.



Mídias Sociais ADD THERM


Gostou? Então enriqueça este artigo com seu comentário, registre a sua opinião e compartilhe conosco suas experiências!

Publicações Recentes

Deixe um Comentário

doze + 18 =