A escolha de um sensor de temperatura para uma aplicação envolve a consideração de diversos fatores, que se mal avaliados podem levar a resultados inesperados e até mesmo resultados desastrosos num projeto. Neste post você conhecerá quais as vantagens na utilização de um sensor NTC.

Os Sensores de Temperatura NTC são os sensores mais comuns utilizados na linha automotiva, eletrodomésticos em geral e equipamentos médicos, por realizarem o monitoramento da temperatura de forma rápida e com boa precisão e baixo custo.

Sensor de Temperatura NTC

O Sensor NTC é um semicondutor que pertence ao grupo dos termistores NTC e tem sua resistência ôhmica diminuída conforme temperatura aumenta. A palavra “Termistor” é derivada da frase: THERMally sensitive ResISTOR (Resistor Termicamente Sensível) e “NTC” significa Coeficiente Negativo de Temperatura. Isto significa que os termistores NTC tem uma relação inversa entre a resistência elétrica e a temperatura do corpo.

Um termistor é um dispositivo resistivo composto de óxidos de metal formado num cordão e encapsulado em epóxi ou de vidro. Uma resistência térmica típica mostra um grande coeficiente de temperatura negativo. A resistência cai drasticamente e de forma não linear com a temperatura. A sensibilidade é muitas vezes maior do que RTDs, mas a faixa de temperatura de operação é limitada.

Suas vantagens incluem:

  • Custo: Sensor de baixo custo em relação a outros tipos de sensores e ideal para equipamentos em larga escala de produção
  • Alta sensibilidade: Um termistor pode alterar a resistência por dezenas de ohms por mudança de temperatura a cada décimo de grau, contra uma fração de ohm para RTDs.
  • Ponto de detecção: Um termistor pode ser fabricado do tamanho de uma cabeça de alfinete para a detecção de pequenas áreas.

“O diferencial do NTC é ser muito mais sensível a variações de temperatura, comparado com outros sensores de resistência variável com a temperatura.”

Sensores NTC

De que materiais são feitos os termistores NTC?

Termistores NTC são pequenos semicondutores, cerâmicos robustos fabricados a partir de composições de óxidos de metais, tais como o manganês, níquel, cobalto, cobre e/ou ferro. Cada composição do termistor NTC ou mistura, tem uma proporção específica de óxidos de metal que define as dimensões físicas do termistor, R curva/T e a sua resistência a 25°C.

Qual é a precisão de um sensor NTC?

Não há limite para a tolerância de um termistor. Os mais comuns são 1% ou 3% de variação, podendo ser fabricados com 0,1% de tolerância num ponto especifico.

Sensores NTC são sensíveis as mudanças de temperatura?

O NTC exibe uma alteração na resistência em relação a temperatura, tipicamente na ordem de 3% a 6% por °C, proporcionando uma sensibilidade muito maior ou sinal de resposta às mudanças de temperatura, quando comparado com outros sensores de temperatura, tais como termopares e RTDs.

Como a resistência altera conforme a mudança da temperatura, como são especificados os sensores NTC?

O valor da resistência de um sensor NTC é normalmente referenciado a 25°C (abreviatura para “R25”). Os valores R25 mais comuns usados para aplicações de termistor são entre 100 ohms e 100 k ohms. Outros valores mais baixos como 50 ohms e elevada como 1 mega ohms podem ser produzidos e valores de resistência a outros pontos de temperatura de 25°C podem ser especificados R25.

Se sensores NTC tem uma característica de temperatura não linear, eles são difíceis de usar?

Não, embora a Resistência x Temperatura (R/T) é não-linear, ele é repetitivo, e pode ser reproduzido com precisão para exigentes necessidades. Devido a alta qualidade dos elementos NTC a não-linearidade da característica NTC, não representa uma dificuldade para engenheiros de desenvolvimento.


Sobre a ADD THERM

Empresa Brasileira fundada em 2003, fabricante de produtos para medição e proteção térmica para máquinas, equipamentos em geral e automotivos.

Apresentação ADD THERM

Baixe a Apresentação Institucional

Depois de anos de experiência dos fundadores em medição e proteção térmica e de engenharia de aplicações, no ano de 2003 começamos nossa produção de sensores de temperatura afim de atender a demanda de fabricantes de máquinas e equipamentos que dependiam de importações de produtos para medição e proteção térmica para suas aplicações.

Com inovações e expansões, a capacidade de produção levou a expansão da linha de produtos da ADD THERM, subdividindo em dois grupos de produtos, medição térmica e proteção térmica, tornando um dos principais fabricantes de produtos para controle e medição térmica do mercado brasileiro.

btn-orcamento-blog



Mídias Sociais ADD THERM


Gostou? Então enriqueça este artigo com seu comentário, registre a sua opinião e compartilhe conosco suas experiências!

Publicações Recentes

Deixe um Comentário

três × cinco =