Termistores NTC (Negative Temperature Coefficient) são termistores cujo coeficiente de variação de resistência com a temperatura é negativo, ou seja, a resistência diminui conforme o aumento da temperatura. São amplamente utilizados para monitoramento de temperatura, controle e compensação e são extremamente sensíveis às mudanças de temperatura, muito precisos e intercambiáveis.

É um semicondutor feito a partir de óxidos metálicos, comprimido em um pequeno grânulo, disco, bolacha ou outra forma, feito a altas temperaturas e, em seguida, revestido com epóxi ou vidro, apresenta uma resistência elétrica que tem uma mudança muito previsível com a temperatura.

Alguns podem servir de proteção contra sobreaquecimento, limitando a corrente elétrica quando determinada temperatura é ultrapassada. Outra aplicação corrente, no caso a nível industrial, é a medição de temperatura (em motores, por exemplo), pois podemos, com o termistor, obter uma variação de uma grandeza elétrica em função da temperatura a que este se encontra.

Termistores NTC

Termistores são muito utilizados na proteção térmica de motores elétricos AC/DC, de baixa, média e alta potência, transformadores, aparelhos eletrônicos como (módulos, dissipadores, som) e máquinas em geral que ligados a um controlador térmico, relé ou alarme emitem um sinal de alta resistência ôhmica para o desligamento do equipamento em caso de superaquecimento na temperatura especificada.

Porque usar um Termistor NTC?

Uma vantagem dos termistores é a sua resistência relativamente elevada. Os termistores estão disponíveis com resistências de base (a 25°C) variando de dezenas a milhões de ohms. Esta alta resistência reduz o efeito da resistência nos fios condutores, o que pode causar erros significativos com dispositivos de baixa resistência.

Custo

Os Termistores são de longe a escolha mais econômica quando se trata de sensores de temperatura. Não só eles são mais baratos para a compra, mas também não há custos de calibração durante a instalação ou durante a vida útil do sensor. Além disso, se existe uma falha no campo, os termistores intercambiáveis podem ser trocados sem calibração.

Velocidade

Devido ao seu pequeno tamanho, termistores podem responder muito rapidamente a pequenas alterações de temperatura. Cuidado deve ser tomado ao projetar sondas porque materiais e massa desempenham um papel importante no tempo de reação do sensor.

Nenhuma calibração necessária

Termistores fabricados adequadamente são envelhecidos para reduzir a “deriva termométrica” (é um tipo específico de deriva em que a deriva é a mesma quantidade de temperatura em todas as temperaturas de exposição) antes de sair da fábrica. Portanto, os termistores podem fornecer uma saída de resistência estável durante longos períodos de tempo.


Sobre a ADD THERM

Empresa Brasileira fundada em 2003, fabricante de produtos para medição e proteção térmica para máquinas, equipamentos em geral e automotivos.

Apresentação ADD THERM

Baixe a Apresentação Institucional

Depois de anos de experiência dos fundadores em medição e proteção térmica e de engenharia de aplicações, no ano de 2003 começamos nossa produção de sensores de temperatura afim de atender a demanda de fabricantes de máquinas e equipamentos que dependiam de importações de produtos para medição e proteção térmica para suas aplicações.

Com inovações e expansões, a capacidade de produção levou a expansão da linha de produtos da ADD THERM, subdividindo em dois grupos de produtos, medição térmica e proteção térmica, tornando um dos principais fabricantes de produtos para controle e medição térmica do mercado brasileiro.

btn-orcamento-blog



Mídias Sociais ADD THERM


Gostou? Então enriqueça este artigo com seu comentário, registre a sua opinião e compartilhe conosco suas experiências!

Publicações Recentes

Deixe um Comentário

seis − cinco =