In Artigos

Todos os processos de medição, independente do instrumento utilizado, estão sujeitos a variações conhecidas como “erros”. Variações no processo de fabricação, na qualidade dos materiais utilizados, condições ambientais, desgaste físico de componentes mecânicos ou eletrônicos e a própria interpretação do usuário, poderão introduzir pequenas variações nos resultados medidos.

Uma destas técnicas é conhecida como Calibração de Instrumentos de Medição, que tem o objetivo de anular imperfeições nos termômetros e sensores responsáveis por medir a temperatura, assim, este processo é um parâmetro crítico em muitos processos industriais.

A Calibração de Instrumentos de Medição, também denominada de Calibração de Temperatura, é a responsável por fazer com que os instrumentos utilizados para controlar o seu processo estejam de acordo com um critério aceitável, de maneira a não causar dano à qualidade final do produto, para isso deve:

  • Calibrar ou verificar os equipamentos em intervalos determinados;
  • Usar padrões de medição rastreáveis a padrões nacionais ou internacionais;
  • Guardar os registros dessas calibrações (Certificado de Calibração);
  • Quando o equipamento estiver descalibrado, o mesmo deve ser ajustado e os produtos por ele medidos devem ser verificados;
  • Os equipamentos devem possuir uma identificação única para determinar a sua situação de calibração;
  • Os equipamentos devem estar protegidos contra ajustes que comprometam a sua calibração;
  • Devem estar protegidos contra danos durante o seu manuseio.

Por que os dispositivos precisam ser calibrados

Todo dispositivo usado para medições críticas de processo deve ser checado periodicamente para verificar se continua a mostrar a exatidão necessária. Quando é possível fazer ajustes, um dispositivo que faz medições fora dos limites esperados deve ser reajustado conforme um nível de desempenho aceitável, mas no caso de equipamentos não ajustáveis, o desvio ou o desempenho da medição devem ser registrados e deve-se decidir se o equipamento continua adequado para sua finalidade.

Calibração de Instrumentos de MediçãoNo caso de equipamentos que medem temperatura, as propriedades dos dispositivos bimetálicos e do fio dos termopares mudam com o uso e o tempo (principalmente quando usados em temperaturas elevadas), resultando em desvios na medição. Além disso, uma sonda termopar pode ser danificada em serviço, mecanicamente ou por corrosão, levando a uma rápida deterioração do fio. RTD’s e termistores também são dispositivos frágeis que facilmente sofrem danos, portanto devem ser inspecionados periodicamente. O mesmo se aplica a termômetros infravermelhos e câmeras de imagem térmica.

Frequência de calibração

Os padrões de qualidade geralmente deixam a critério do usuário decidir a frequência de calibração de determinado dispositivo. Entretanto, um auditor espera uma boa justificativa para a frequência escolhida, seja ela qual for. Ao defini-la, deve-se considerar o uso pretendido para o dispositivo, o risco de dano e a taxa de desvio (que pode ser determinada com base no histórico de registros de calibração).

Serviços ADD THERMCaso o processo de calibração mostre que um dispositivo está operando fora dos limites aceitáveis, deve-se implementar procedimentos para definir as ações necessárias. Por exemplo, um produto fabricado antes da última calibração talvez precise ser recolhido (e o custo dessa operação talvez influencie a frequência de calibração). Em situações críticas de segurança, como na produção farmacêutica ou de alimentos, a calibração talvez tenha que ser realizada todos os dias ou até mesmo em cada turno.

É preciso lembrar ainda que a frequência ideal de calibração de temperatura pode ter várias mudanças dependendo do instrumento a ser calibrado e da frequência de utilização do mesmo. Porém, isso não precisa ser considerado precisamente uma regra, pois há vários estudos para saber a frequência ideal de calibração de um equipamento, material ou instrumento.

De qualquer modo, é sempre muito importante estudar o local e o modo de uso do instrumento de calibração de temperatura. Geralmente a calibração de temperatura faz parte de sistemas complexos. Ela não é usada apenas para corrigir e arrumar os termômetros e os sensores, mas também pode ser útil em outros vários tipos de equipamentos e máquinas, até mesmo em dispositivos que medem pressão, velocidade ou torque.

Garantia da qualidade do produto


Muitos processos de fabricação utilizam calor para modificar as características do produto. Em alguns casos, um controle preciso da temperatura é essencial para garantir sua adequação ao uso pretendido e uma comprovação por escrito (registros de temperatura mais evidência de calibração) confirma se o fabricante seguiu os procedimentos certos para manter a qualidade dos itens produzidos. A calibração dos sensores de temperatura, seja ela feita na própria empresa ou em um laboratório especializado contratado, é uma parte fundamental dessa atividade.

A ADD-THERM possui em suas instalações os instrumentos mais confiáveis para testes e calibrações utilizados pelos nossos técnicos de instrumentação e qualidade graduados e qualificados, certificando aos nossos clientes a qualidade dos produtos quando liberados da nossa empresa.


Sobre a ADD THERM

Empresa Brasileira fundada em 2003, fabricante de produtos para medição e proteção térmica para máquinas, equipamentos em geral e automotivos.

Apresentação ADD THERM

Baixe a Apresentação Institucional

Depois de anos de experiência dos fundadores em medição e proteção térmica e de engenharia de aplicações, no ano de 2003 começamos nossa produção de sensores de temperatura afim de atender a demanda de fabricantes de máquinas e equipamentos que dependiam de importações de produtos para medição e proteção térmica para suas aplicações.

Com inovações e expansões, a capacidade de produção levou a expansão da linha de produtos da ADD THERM, subdividindo em dois grupos de produtos, medição térmica e proteção térmica, tornando um dos principais fabricantes de produtos para controle e medição térmica do mercado brasileiro.

btn-orcamento-blog



Mídias Sociais ADD THERM


Gostou? Então enriqueça este artigo com seu comentário, registre a sua opinião e compartilhe conosco suas experiências!

Recent Posts

Leave a Comment

12 + 14 =

Start typing and press Enter to search