In Artigos

Transmissores são instrumentos que medem uma variável do processo e a transmitem, à distância, a um instrumento receptor, indicador, registrador, controlador ou a uma combinação destas. Existem vários tipos de sinais de transmissão: pneumáticos, elétricos, hidráulicos e eletrônicos.

Os transmissores de dois fios amplificam ativamente e condicionam o sinal de qualquer tipo de sensor de temperatura convertendo o sinal de saída do sensor sinal de corrente ou até voltagem em alguns transmissores proporcionalmente a temperatura.

Esta corrente em miliamperagem é conduzida sobre dois fios de extensão para o instrumento de controle. Ao contrário da tensão ou resistência, a corrente deve ser a mesma em ambas as extremidades de um circuito de sinal. Isso significa que o mesmo sinal pode ser enviado a milhares de metros sobre dois fios sem perda de precisão de resistência do cabo ou interferências elétricas ou de rádio.

O transmissor a 2 fios é utilizado quando o mesmo cabo, com 2 condutores e normalmente uma malha de terra, serve para alimentar o instrumento com 24 Vdc e também para transmitir o sinal de corrente de 4 a 20 mA. A figura a baixo mostra um exemplo de transmissor a 2 fios:

Transmissor de 2 fios

Vantagens e desvantagens ao utilizar transmissores de Temperatura de dois fios

As desvantagens dos transmissores é o custo mais elevado em comparação ao sensor comum e a necessidade de recalibrar periodicamente. Por outro lado, a economia de metros de cabos a longas distâncias é compensador.

Além disso, o sinal de corrente linear é fiel e existe em dois modelos de transmissores de temperatura, um montado em cabeçotes junto com o sensor de temperatura e outro em um painel elétrico com trilho DIN.

transmissor de 2 fios

Fonte


Sobre a ADD THERM

Empresa Brasileira fundada em 2003, fabricante de produtos para medição e proteção térmica para máquinas, equipamentos em geral e automotivos.

Apresentação ADD THERM

Baixe a Apresentação Institucional

Depois de anos de experiência dos fundadores em medição e proteção térmica e de engenharia de aplicações, no ano de 2003 começamos nossa produção de sensores de temperatura afim de atender a demanda de fabricantes de máquinas e equipamentos que dependiam de importações de produtos para medição e proteção térmica para suas aplicações.

Com inovações e expansões, a capacidade de produção levou a expansão da linha de produtos da ADD THERM, subdividindo em dois grupos de produtos, medição térmica e proteção térmica, tornando um dos principais fabricantes de produtos para controle e medição térmica do mercado brasileiro.

btn-orcamento-blog



Mídias Sociais ADD THERM


Gostou? Então enriqueça este artigo com seu comentário, registre a sua opinião e compartilhe conosco suas experiências!

Recommended Posts

Leave a Comment

cinco × dois =

Start typing and press Enter to search