In Artigos

O que são Termostatos?

Termostatos são dispositivos de ação mecânica e eletricamente conectados.
O elemento de atuação é composto de um disco de ação rápida agindo como elemento de expansão térmica abrindo e fechando o contato elétrico fazendo o controle de temperatura necessário.
Estes termostatos são calibrados e testados individualmente para atender as características térmicas e elétricas. Possuem vida útil acima de 50.000 ciclos de operação, podendo ser utilizado como controle de temperatura operacional ou apenas como limitador de temperatura (segurança).
É geralmente utilizado na maioria dos equipamentos que fazem parte do nosso dia a dia como cafeteiras, sanduicheiras, ferro de passar roupas, lava-louças, secadores, fornos e entre outros. Também em equipamentos industriais, maquinários em geral, e equipamentos gastronômicos e equipamentos médicos e hospitalares.

Tipos de Termostatos e suas aplicações

Existem vários modelos de termostatos que adaptam para diferentes aplicações. Para que você defina o termostato ideal levando em consideração a eficiência, listamos alguns e onde podem ser aplicados, veja:

Termostato Bimetálicos com suporte ou rosca de fixação – Até 15 Amperes

Com suporte de fixação que podem ser fixados por parafusos, ou com rosca de fixação M4, é o termostato mais comum encontrado em diversos tipos de maquinas e equipamento.
Deve ser posicionado em contato com a fonte de calor ou a parte que deseja controlar a temperatura.
Possui um ótimo custo benefício, sendo utilizado em algumas aplicações como operacional podendo substituir sistemas eletrônicos.
Aplicações comuns: Eletrodomésticos em geral, equipamentos gastronômicos, ferramentas industriais, equipamentos médicos, autoclaves e estufas.

Termostatos de Lâmina Termostato Bimetálico 3/4

Possuem regulagem de temperatura através de uma haste ou através de um parafuso fixo.
Desenvolvidos faixas de regulagem dentro do range de temperatura de 0 a 300°C, devem estar em contato com a fonte de calor para melhor eficiência.
Alguns casos que não exigem grau de precisão alta, podem substituir termostatos capilares com custo muito inferior.
Aplicações comuns: Fornos, Estufas Esterilizadora, autoclaves, sanduicheiras, fornos,maquinas de fumaça e ferros de passar roupa.

Termostatos de Degelo

Normalmente utilizado em temperatura baixas e refrigeradas, (abaixo de 20°C) são hermeticamente selados podendo ser utilizado em ambientes úmidos.
Disponíveis modelos com suporte fixação em superfícies ou medição de temperatura.
Aplicação comum: Em serpentinas.

Termostato Capilar

Composto de um bulbo capilar que pode ficar distante do controle de temperatura, transmite o calor para os contatos elétricos que executam a abertura e fechamento das laminas bimetálicas. Suportam cargas de corrente de até 30 amperes, ampliando sua aplicação para equipamentos que possuem resistência elétricas de potencias elevadas.
Aplicações comuns: Equipamentos de gastronomia em geral, Estufas, Equipamentos industriais.

Termostato para Painéis Elétricos

Termostato com regulagem de temperatura mecânica geralmente aplicados na climatização de paneis elétricos e racks de servidores. Podem ser aplicados para resfriamento através de ventiladores ou aquecimento ou acionamento de luzes.
Aplicações comuns: Climatização de painéis elétricos em geral, calefação e ventilação.

Termostatos para Refrigeração

Geralmente aplicados em baixas temperaturas (de -10 a 20°C) como equipamentos de refrigeração, possuem um capilar que em contato com transmite a temperatura para base onde se encontra os bimetais abrindo e fechando o contato da passagem elétrica.
Possuem um ajuste fino de temperatura para ser calibrado.
Aplicações comuns: Freezers, bebedouros, geladeiras comerciais, ar condicionado.

Necessita de mais informações? Por gentileza fale diretamente com nossa engenharia neste link.

Recommended Posts

Leave a Comment

10 + dezesseis =

Start typing and press Enter to search